CHIU YI CHIH

Sou Chiu Yi Chih (邱奕智), chinês nascido em Taiwan e naturalizado brasileiro, professor de filosofia taoísta e mandarim (leitura instrumental). Filósofo, tradutor, poeta, praticante de Tai-Chi, instrutor de meditação e de canto de mantras taoístas, além de estudioso do Tarô, da filosofia grega clássica e da filosofia védica indiana (Bhagavad Gita, Upanishads e Yoga Sutras de Patanjali).

Tenho 42 anos. Criei a concepção filosófico-estética da Metacorporeidade em diálogo com o Taoísmo. Fiz mestrado em Filosofia Antiga (USP) com a dissertação "A felicidade na pólis excelente de Aristóteles" e graduação em Letras (Português/Grego Clássico-USP).

Publiquei livros de poesia “Naufrágios” (Multifoco), "Osso Vazio" (e-book) e "Meditações com I Ching" (E-book); livros de filosofia: "Filosofia do Dao" (e-book), "Caminho taoísta" (e-book), "Meditações e comentários sobre Dao De Jing" (e-book), "A filosofia de Liezi (e-book), “Metacorporeidade” (Córrego), além da tradução dos clássicos chineses taoistas "Dao De Jing" de Laozi (Mantra), "Vazio Perfeito" de Liezi (Mantra), "A arte da guerra" de Sun Tzu com comentários (Edipro), "Ensinamentos de Bodhidharma" (e-book) e "Clássico da Pureza e do Silêncio" (e-book).

Fui entrevistado pelo programa LUTZ PODCAST, pelo Shao Sheng Centro de Cultura Oriental com apoio de CPFL - Intercâmbio Brasil-China e especialmente pela Universidade Nacional de Taiwan pelo reconhecimento dos meus trabalhos no Taoísmo e a entrevista foi publicada nesse link (seção Brasil): http://www.china-studies.taipei/comm2/InterviewBrazil%20Chiu%20Yi%20Chih.locked.pdf 

​Dei cursos de Dao De Jing, I Ching, Vazio Perfeito, meditação e canto de mantras taoístas, dentre outros, na UNIFESP, Faculdade EBRAMEC, Espaço Tapera Taperá, UNICAMP, Casa das Rosas, Centro Cultural Vergueiro, dentre outros. Fui entrevistado pelo Jornal Estadão, TV Chinesa Hong Guan, Folha de São Paulo, Rádio BAND, Revista Macau, Revista TPM, TV São Judas, Revista Zunái. Realizei diversas lives com professores, educadores, artistas e pessoas que se dedicam à jornada do conhecimento. Devo minha formação ao meu pai e professor Chiu Si Yuan. ​

Na adolescência, participei das oficinas de poesia dos poetas Roberto Piva e Cláudio Willer, pioneiros no movimento de surrealismo e beatnik no Brasil. Realizei performances experimentais da Taanteatro, companhia de dança-teatro da Maura Baiocchi, dançarina que trouxe o Butoh de Kazuo Ohno para o Brasil. Pratiquei Tai-Chi na Associação Liu Pai Lin e meditação no Templo Tzong Kwan.

Desde minha viagem de imersão à Taiwan em 2014 a convite do Centro Cultural de Taipei  - que foi um marco decisivo para minha vida - , venho pesquisando novas possibilidades de educar, pensar e ser num mundo cada vez mais complexo a partir da interdisciplinaridade propiciada pela visão holística. Lendo no original chinês e grego clássico as obras de Laozi, Liezi e Plotino, encontrei semelhanças no que se refere ao pensamento sistêmico nos três autores. Desde então, os livros taoistas mudaram completamente (e continuamente estão mudando) minha visão de mundo.

​Além de ser um livro estudado e comentado por diversos pensadores chineses, o "Dao De Jing" é um livro cultuado não somente no mundo oriental como também no mundo ocidental. Dado o seu caráter de universalidade, o livro abrange questões as mais variadas: origem do mundo, ética, ecologia, corpo, interdisciplinaridade, linguagem, arte, cultura, liberdade, morte, poder, sabedoria, amor, espírito feminista, política, valor da vida, saúde, espiritualidade, conhecimento, meditação e tantos outros. Esse livro é uma ferramenta valiosíssima para compreender a língua e a cultura chinesa. 

Estou realizando vídeos no meu canal de Filosofia Taoísta no Youtube, traçando semelhanças e diferenças entre o pensamento oriental e ocidental, a partir da discussão de diversos pensadores e também a partir de clássicos taoístas, sutras budistas, Upanishads e Bhagavad Gita, sempre em diálogo com o Tai-Chi, Yoga, ecologia profunda, budismo, dentre outros campos do conhecimento.

​Abordo ensinamentos dos clássicos taoístas antigos como Guanzi, Huainanzi, sutras da Escola do Duplo Mistério, da Tradição da Suprema Claridade, do Tesouro Numinoso e os textos mais proeminentes do Budismo Chan - precursor do Zen-Budismo Japonês - como "Sutra do Diamante", "Ensinamentos do Bodhidharma", "Sutra do Huike", "Sutra da Confiança na Mente" do terceiro patriarca Seng Can, "Sutra da Plataforma" do sexto patriarca Hui Neng, "Canto da Iluminação" do mestre Yong Jia, Sutra Lankavatara e Sutra Surangama acompanhados pelos comentários de mestres atuais chineses.

 

YOUTUBE: 

https://www.youtube.com/channel/UCavBAhXBxEMsvD_8uSUqpvA/


INSTAGRAM: 

https://www.instagram.com/chiutaoista/


LINKEDIN:

https://www.linkedin.com/in/chiu-yi-chih-91230628/

 

MINHA TESE DE MESTRADO (USP):

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-03022010-131909/pt-br.php